Por que Oxaguiã pode usar cores?
Sim, isso é uma pergunta.
Se achou que seria uma explicação, enganou-se.
Pergunto porque não entendi o real motivo! Não precisa muito para ver um Oxaguiã com "Lacinho azul aqui", "Torcinho com pontinha verde ali", "Bombachos rajados de branco e Azul acula", enfim, uma emaranhado de informações, que por vezes acabam deixando o Orisa mais parecido com Ogum do que com quem realmente ele é.
Não é de hoje que descaracterizam Oxaguiã, e tudo por modinha.
Será que modernizamos a tal ponto nossa religião?
Será que Oxaguiã perdeu o gosto pelo branco?
Para quem não sabe, Oxaguiã ganhou o segui azul de Ogum como forma de agradecimento por seus serviços estratégicos, não precisa de muito para saber que Segui é para colocar no fio de contas e ponto.
O fundamento do azul na roupa acredito ser desconhecido pela maioria.
A impressão é que este orisa não faz mais parte da corte "FUNFUN", tema que nos da abertura para salientar que em Africa, Osogyan e Osolufon são epítetos de Obatala, ou seja um mesmo Orisa, mais um motivo para sabermos que não se coloca cor em Osogyan assim como também em Osolufon.
Reparemos os grandes Egbons de Oxaguiã, nas vestes deles, mal usam cores... Imagine o Orisa que carregam em seus Orys.
Mas, uma pequena juventude da religião achou que assim poderia fazer, e "tome" cor em Osala, sim, Oxaguiã é Osala.
VAMOS PARAR DE DESTRUIR NOSSA ANCESTRALIDADE, DE MAGOAR QUEM TANTO LUTOU PARA QUE PUDESSEMOS HOJE TER UM CULTO LIVRE.
Devemos resgatar muitos valores que se perderam.
Deixo aqui uma cantiga para refletirem sobre as vestes de Oxaguiã:
Aso funfun àwa bí (Nascemos cobertos de branco)
Àlá funfun dé Òrìsànlà (O alá branco de Oxalá nos encobre)
Ála ye Ájàlá o (O Alá de Oxalá nos dá a vida)
Àlá funfun dé Òrìsànlà (O alá branco de Oxalá nos encobre)
D.Vieira
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